


J O A N I Z D E S O U Z A R A M O S | ENTREVISTA
Joaniz de Souza Ramos nasceu em 10 de setembro de 1984, no município de Ladainha, no nordeste de Minas Gerais. Concluiu o ensino básico na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário e o ensino médio na Escola Estadual Ladainha, onde iniciou sua produção literária no gênero poesia, sempre sonhando em publicá-las.
Graduou-se em Normal Superior, especializou-se em Educação Inclusiva e Especial, e pós-graduou-se em Psicopedagogia pela UNIPAC. Lecionou nos municípios de Ladainha e Novo Cruzeiro. Desde 2010, atua na Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.
Atualmente é casado e pai de duas meninas. Publicou suas primeiras poesias em duas antologias poéticas pela DGF Editora, em 2006, e seu primeiro livro, Perfeito: A Vida em Versos, em 2012, pela Biblioteca24Horas. Em 2025, lançou o livro infantil Princesa Joane: O Início da Aventura, pela editora ELTA BOOKS.
Além da literatura, dedica-se também à música e ao cinema, tendo estreado, em 2024, na minissérie Reflexos de Coragem, produzida pela Mozzato.
autor do livro Amor Acima de Tudo.
Como você enxerga o papel da literatura na sociedade atual, especialmente em tempos tão acelerados e digitais?
Continua sendo um papel essencial à formação das pessoas; os recursos digitais não concorrem com a literatura, inclusive são importantíssimos para o desenvolvimento da literatura contemporânea.
Há alguma cena ou trecho do seu livro que é especialmente marcante para você? Pode contar o motivo?
Sim, o reencontro de Ana e o seu irmão Mário. Esse trecho mostra que nem tudo está perdido e mesmo em meio às fatalidades, a vida nos surpreende.
Você costuma se enxergar nos personagens que cria? Algum deles é inspirado em pessoas reais ou vivências suas?
Em parte sim, o personagem Jean por exemplo é a materialização daquilo que acredito como ideal humano; ser o melhor possível, fazer o melhor possível e buscar o melhor possível para si e para o semelhante.
Como foi a experiência de trabalhar com a Cultura Pegasus nesse processo de publicação? Algo te surpreendeu?
Foi maravilhoso trabalhar com a Cultura Pegasus, fui muito bem amparado e acolhido desde o primeiro contato. O que me surpreendeu desde o princípio foi o profissionalismo, a paciência e a dedicação do editor em tratar a obra da melhor maneira possível; orientado, sugerindo melhorias, apoiando e consultando o autor em cada etapa do processo.
O que você mais espera que o leitor leve consigo após terminar a leitura do seu livro?
Espero que o leitor leve consigo a lição de que vale a pena acreditar no sonho e apostar todas as fichas no amor; desde que encontre alguém que esteja disposto a compartilhar a luta, a vida, os sonhos e as conquistas.
